Qual o melhor: Hoʻoponopono ou Os Quatro Passos para o Perdão?

As pessoas perguntam, “Qual a melhor maneira de perdoar, Hoʻoponopono ou Os Quatro Passos para o Perdão?”

O que as pessoas estão realmente perguntando é, “Qual a diferença entre os dois?” As pessoas sábias (e eu tenho certeza que você, caro leitor, é uma pessoa sábia) sabem muito bem que não existe uma maneira “melhor” que as outras e que qualquer método que ajude a gente a perdoar é perfeitamente maravilhoso.

Contudo, qual método devemos escolher? A minha resposta é, “Escolha ambos, eventualmente, mas comece por um deles”. Se você experimentou um então experimente o outro, já que ambos são rápidos e fáceis de aprender. Ambos são oferecidos livre e abertamente na web, por isso basta escolher um e experimentar. Download Grátis: Quatro Passos para o Perdão

Um homem em um dos meus seminários Quatro Passos para o Perdão me disse que ele tinha problemas em dizer a parte “Eu te amo” de Hoʻoponopono porque ele se sentia bloqueado quando pretendia a usar. No entanto, ele não tinha qualquer problema com os Quatro Passos e sua abordagem é muito diferente. Eu imagino que o mesmo aconteça no sentido inverso e que para algumas pessoas, ou em certas situações, o Hoʻoponopono é mais adequado do que os Quatro Passos. Contudo, ambos são soberbamente eficazes para a maioria das pessoas e na maioria das situações.

O Hoʻoponopono é um método de perdão maravilhoso profundamente enraizado no belo espírito da cultura havaiana. Os Quatro Passos para o Perdão são um método secular sem associações culturais ou religiosas particulares. As pessoas usam esse método ou elas o modificam para se ajustar às suas necessidades religiosas ou culturais.

Para entender onde o Quatro Passos para o Perdão se enquadra no panorama geral, é importante ter em mente o estado atual do mundo. Em muitos lugares, as pessoas estão no processo de afrouxar suas ligações com as religiões tradicionais e desconfiam de qualquer coisa com associações religiosas (não importa o quão bonitas sejam). No outro extremo, em alguns países, é mesmo uma ofensa criminal muito grave parecer ter renunciado a uma religião (difícil de acreditar, mas é verdade). Também em certos países os governos desaprovam (ou pior) livros ou material que promovem o que pode ser visto como ideias “religiosas”. Nessas situações, as raízes completamente seculares e não religiosas do Quatro Passos para o Perdão permitem que ele esteja abertamente disponível para que as pessoas possam usá-lo sem se colocar em perigo.

No entanto, o Quatro Passos para o Perdão também está sendo adotado por muitas pessoas no Ocidente, e em outras democracias de estilo moderno, só porque gostam e isso funciona bem para elas. Também está se tornando muito popular na América Latina, no Oriente Médio e nos países asiáticos, bem como nos países de língua inglesa. Download Grátis: Quatro Passos para o Perdão

Embora eu ensine os Quatro Passos para o Perdão, eu por vezes também uso o Ho’oponopono. Da mesma forma que eu gosto de sorvete, mas eu não comer apenas um sabor de sorvete. Por que alguém iria querer se restringir a apenas um “sabor” do perdão? Use um e, quando você precisar de mudar, mude para o outro por um tempo.

A maior parte de vocês já experimentou e beneficiou de mais de um tipo de prática de meditação, de mais de um tipo de método de cura, e de mais de um tipo de exercício físico. Por que não também usar mais de um método de perdão?

Qual o melhor método de perdão? Qualquer um que você esteja usando, ou esteja prestes a usar.

Download Grátis Ebook

Download Grátis Quatro Passos para o Perdão PDF

Download Grátis Quatro Passos para o Perdão EPUB

Download Grátis Quatro Passos para o Perdão KINDLE

Quatro Passos para o Perdão
Uma forma poderosa de liberdade, felicidade e sucesso.
William Fergus Martin

ISBN: 978-1-942526-24-7

Subscribe

* indicates required