Como Perdoar a Si Mesmo

Quatro Passos para o Perdão

Download Grátis Ebook.

Considere o bem que você pode fazer; ao invés do mal que você não pode desfazer.

A fim de perdoar a si mesmo, você poderá precisar pensar em uma forma adequada para fazer as pazes com a outra pessoa. Fazer as pazes pode ser uma coisa muito boa para se fazer, mas atente-se para a autopunição disfarçada de remorso. Fazer as pazes ou até mesmo pensar em fazer as pazes, normalmente lhe trará um sentimento de alívio. Se isso não acontecer, então pode ser que alguma forma de auto-ofensa ou autopunição disfarçada. Fazer as pazes poderá ser custoso para você, porém não deverá prejudicá-lo.

Se você não tem acesso à pessoa (ela está fora de sua vida por qualquer motivo), mas você quer fazer as pazes, então faça por meio de um representante e seja especialmente generoso ou útil a alguém da mesma raça, grupo ou tipo de pessoa – ou até mesmo alguém aleatório.

Você crê que Deus deve perdoá-lo antes que você possa perdoar a si mesmo? Se sim, pergunte-se como você sabe que isso ainda não aconteceu. Em seguida, tente e complete os Quatro Passos por algumas vezes e veja se você fica mais esclarecido. (Veja Deus Vai me Perdoar?)

Para perdoar a si mesmo, os Quatro Passos Para o Perdão serão basicamente os mesmos. No entanto, nós mudaremos o Terceiro Passo adicionando uma seção sobre como os outros vão se beneficiar pelo nosso autoperdão.

Passo 1: Eu quero me perdoar por:

Escolha algo específico.

Exemplo: Eu quero perdoar a mim mesmo por fazer e dizer coisas ruins para o meu irmão.

Passo 2: Eu quero libertar os sentimentos de:

Liste os sentimentos que você tem a respeito do acontecimento. Você precisa reconhecer esses sentimentos para libertá-los e então seguir em frente.

Exemplos: medo de ser punido, a auto-censura, auto-ódio, culpa, vergonha, etc

Passo 3A. Eu reconheço que perdoar esta situação vai me beneficiar como eu desejo:

Listar os benefícios você terá quando for capaz de perdoar a si mesmo. Os benefícios podem incluir livrar-se dos sentimentos listados no passo 2 e sentir o oposto deles. Os benefícios também podem incluir a possibilidade de criar um melhor relacionamento, conseguir um emprego melhor, ter mais dinheiro, etc, dependendo o que for relevante para o que você estiver perdoando.

Exemplos: se sentir mais feliz, ser livre, estar mais relaxado e assim por diante.

Como este é um processo de autoperdão, nós adicionará um passo extra, o Passo 3B, para as quatro etapas habituais. Neste passo vamos nos concentrar nas maneiras que outros irão se beneficiar quando você perdoar a si mesmo. Alguns benefícios podem ser algo que surge dos benefícios que você receberá ao perdoar a si mesmo, alguns podem ser benefícios que acontecerão com outras pessoas à medida que você se torna mais vivo e criativo.

Passo 3B. Eu reconheço que perdoar a mim mesmo por isto, irá beneficiar os outros, por que:

Perdoar a si mesmo irá beneficiar outros à medida que você se torna um pai melhor, um amigo mais atencioso, um ouvinte melhor e uma pessoa mais tolerante e assim por diante. Você poderá ser menos egocêntrico e mais interessado em outras pessoas. Você poderá se tornar menos carente e ter mais para doar. Escolha um exemplo de um benefício para os outros, que provavelmente irá importar de verdade para aquelas pessoas que o cercam.

Exemplos: Eu serei mais agradável para quem está ao meu redor (menos mal humorado, ácido e deprimido), vou me tornar mais amável e mais amoroso. Vou ter mais para oferecer.

Passo 4. Eu me comprometo a perdoar a mim mesmo por ________________ e aceito a paz e a liberdade que o perdão traz.

Bem como, ou em vez de paz e liberdade, você pode listar benefícios específicos. Você também pode incluir benefícios que os outros vão receber das mudanças que acontecem dentro de você conforme você aprende a perdoar a si mesmo. Muitas vezes, os benefícios que você recebe diretamente beneficiam os outros também. Se você se tornar uma pessoa mais feliz, ou um funcionário melhor, muitas pessoas ao seu redor irão se beneficiar disso. Estar ciente dos benefícios que os outros terão, conforme fazemos os Passos do Perdão, poderá ajudar a tornar mais fácil perdoar a nós mesmos.

Exemplos:

1. Eu me comprometo a perdoar a mim mesmo por ficar com raiva de minha esposa/marido, de modo que estou livre para viver de acordo com todo o meu potencial e me tornar um parceiro mais amoroso.

2. Eu me comprometo a perdoar a mim mesmo por perder o meu emprego, para que assim eu possa seguir em frente e encontrar um trabalho ainda melhor, com salário melhor para beneficiar a mim e a minha família.

É melhor fazer os passos por escrito em primeiro lugar. Comece com pequenas coisas, embora você descubra que para o perdão não existem pequenas coisas. Mesmo perdoar a si mesmo em relação a uma pequena coisa insignificante que aconteceu há muito tempo, poderá causar grandes mudanças. Faça todos os passos pelo menos algumas vezes e você vai ver como a habilidade e a capacidade de perdoar surgirá dentro de você. Adicione coisas e mude as palavras que você usa (se você quiser), conforme você repete os passos. Leve o tempo necessário em cada passo que você sentir um movimento acontecendo dentro de você.

É claro que nada disso exclui fazer as pazes ou pedir desculpas quando for viável e ser útil; contanto que isso não cause aos outros envolvidos mais dor. Se você parar para pensar e sentir o que é certo, em breve você vai ter algumas idéias sobre o que fazer. Se não for possível fazer as pazes, então, viva a sua vida da melhor maneira possível. Considere o bem que você pode fazer; ao invés do mal que você não pode desfazer.

Por que Perdoar? | Como Perdoar Quatro Passos para o Perdão

Ficha de trabalho dos Quatro Passos para o Perdão

Download Grátis Ebook

Four Steps to Forgiveness image

Download Grátis Ebook PDF

Four Steps to Forgiveness image

Download Grátis Ebook Kindle

Four Steps to Forgiveness image

Download Grátis Ebook EPUB

Download Grátis Quatro Passos para o Perdão PDF

Download Grátis Passos para o Perdão EPUB

Download Grátis Quatro Passos para o Perdão KINDLE

Quatro Passos para o Perdão
Uma forma poderosa de liberdade, felicidade e sucesso.
William Fergus Martin

ISBN: 978-1-942526-24-7

facebooktwitterlinkedinrssyoutube
Follow
facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail
Share